Gestão: “ A compreensão da efetiva Governança .” – 18/06/2014

Kick-off: ”A governança no Brasil está reclamando a ausência de estadistas na condução de governos, empresas estatais e privadas. Este é um alerta para procedermos ajustes estruturais na formação de gestores de verdade e, agirmos com rigor e nobreza, no momento de efetivarmos promoções. ” Wolgano N. Messias”.

A grande complexidade da economia mundial dos próximos anos está trazendo sinais difusos para governos, executivos de empresa e outros, no momento de elaboração e execução da modelagem e análises de performance. Está crescendo a cada ano que se inicia as exigências para descrição das competências essências do quadro de funcionários, notadamente da liderança, constituindo-se com certeza em um caminho sem volta e primordial para participação neste novo mercado emergente, que renasce após crises sucessivas.

Em todo o mundo, as incompatibilidades entre habilidades dos funcionários e as necessidades reais de governos e iniciativa privada, estão bastante acentuadas, mesmo quando o desemprego alcança novos picos, notadamente entre os mais jovens –e profissionais que encontram colocação revelam alto nível de stresse e quase nenhum comprometimento.Para enfrentar esta realidade as organizações precisam de uma diferenciada capacitação e de mais disposição, coisas que estão em falta, pois estão absorvidas pelo modelo complexo de governança.

Esta revisão tão urgente do atual modelo de governança se faz necessária, pois o mundo, especialmente o Brasil, estão com seus parques industriais necessitados de otimização de suas cadeias de valores, visando novos negócios e uma urgente geração de valores e fluxos de caixa, buscando um único objetivo, continuar neste mercado globalizado e de alto impacto, além de melhorar a performance das balanças de transações comerciais dos países participantes deste mercado.

A governança moderna requer a conexão de estratégias, metas e propósitos significativamente. Certamente é o que fazem os governos e organizações que se obrigam a manter diretrizes e análises claras do mercado, com uma convicção obediente da missão e valores, moldando suas estratégias de conformidade com a capacidade, compromisso e transparência de entregarem resultados.

Enfim, os CEO’s e as lideranças das organizações, precisam rever suas modelagens de governanças, com intuito de produzirem produtos, serviços e análises de informações confiáveis, aliando metas individuais á missão, valores e estratégias estruturadas para execução do planejamento.

ROLL CALL:

“Acreditamos que é possível correr os riscos necessários para fazer o Brasil chegar ao patamar competitivo almejado e sabemos que estes podem ser controlados com o conhecimento adequado.”
Autor: José Salibi Neto, cofundador e CKO da HSM.

OVERVIEW:

O último cenário que foi publicado em 30/06/2013, alertei para o risco macroeconômico que o nosso país estava materializando sustentado pela incompetência da presidenta da república e seus assessores. Após nove meses o quadro está extremamente grave, pois nosso modelo econômico esgotou as possibilidades de ajustes. A inflação ressurgiu de forma virulenta, sistemática e difusa, e realmente estamos diante de uma situação caótica, que não vai ceder com a simples elevação da taxa de juros, sem a responsabilidade de uma política fiscal, além da contribuição de uma política cambial indefinida.
O governo perdeu a credibilidade e o rumo da governança do nosso país, e pior que quase todos os setores de nossa economia estão receosos de investirem, pois conseguem perceber armadilhas nas intenções perversas e mafiosas contidas nas ações e propostas, que só tendem a beneficiar a turma que corrobora com este grande circo. Os espetáculos são norteados pela dilapidação do patrimônio público e desvio dos recursos oriundos dos impostos que pagamos religiosamente.
Quando estudamos os princípios básicos de economia, logo entendemos que tudo têm um preço e que está associado a uma cadeia de negócios. O sistema de preços é o eixo norteador da estabilidade econômica de um país. E nosso está completamente desestruturado fruto da incoerência e irresponsabilidade de um governo totalmente acéfalo.
É notório que precisamos de mudanças profundas na governança do Brasil, não há mais espaços para políticos irracionais, incompetentes e desonestos na condução de um país viável e potencialmente próspero. O cenário até 2015 está extremamente comprometido, e caso o novo governo eleito revolucione a gestão com um novo modelo econômico inteligente e funcional, em 2016 começaremos a vislumbrar os primeiros bons resultados, notadamente nas variáveis chaves que são inflação, juros e câmbio, além do restabelecimento do sistema de preços. O nosso voto será o grande avalista dessa nova governança em busca de um Brasil melhor e competitivo para todos.

N.R* Quero deixar claro para os investidores internacionais que visam retornos de longo prazo, que o Brasil é um manancial de oportunidades reais. E acredito sinceramente, que os riscos sejam minimizados com um grande choque na governança publica, com a descontinuidade de uma gestão que completará oito anos de arrogância, corrupção, incompetência e centralização do poder. Entendo ser preciso legitimar de forma estável as nossas regulamentações, para solidificar a credibilidade internacional.

No resumo das questões colocadas acima, reafirmo o grito de “Fique Alerta Brasil”.

REFLEXÃO:

“ O mundo exige resultados. Portanto, não fale sobre as dores do parto, apenas mostre o filho.”
Autor: Indira Gandhi ( 1917-1984 ), Estadista e Política Indiana.

UP-GRADE:
Livro: “Levando as pessoas com você”
Autor: David Novak

SINOPSE:
David Novak aprendeu há muito tempo que não se consegue liderar uma empresa, seja de que tamanho for, sem que as pessoas estejam sintonizadas, concentradas e entusiasmadas na sua missão. Mas como consegui-lo? Durante os seus quinze anos de Yum! Brands, Novak desenvolveu o programa «Taking People with You», e ensina-o a milhares de líderes em todo o mundo. A premissa é simples: não conseguirão fazer coisas em grande enquanto não aprenderem a ter as pessoas do seu lado. Nada é mais importante numa organização. Leve as Pessoas Consigo não é mais um livro de princípios de liderança ou mais uma teoria de escola de gestão. É um guia, passo a passo, para definir objectivos concretos, pôr as pessoas a trabalhar em equipa, fazê-las ultrapassar esses mesmos objectivos definidos e celebrar o sucesso depois de convencer os mais cépticos. E voltar repetir este processo até se atingir um nível consistente de excelência que se torne um dos elementos fundamentais da cultura da sua empresa.

Prof. Wolgano N Messias
Mestre em Finanças Corporativa
CEO do Instituto de Tecnologia Avançada em Gestão do ES – ITAG-ES
Consultor em Gestão.
Tel.: (27) 3299-9588
Tel.: (27) 9962-4499
e-mail: wolgano@terra.com.br
Skype: wolgano
twitter: http://twitter.com/wolgano
MSN: wolganomessias@hotmail.com