Gestão: “Pensamento Estratégico Reverso” – 05/12/11

 

Kick-off: “A governabilidade de Países, empresas e outros neste momento começa a entrar em um terreno de muitas turbulências e complexidades, requerendo uma imensa sabedoria estratégica dos líderes, visando resgatar a Tranqüilidade e desempenho real em todos os sentidos’’. Wolgano N. Messias.

O mercado mundial está sentindo na pele os efeitos de crises e da falta de identidade que afetam frontalmente o contexto das variáveis que orientam a base do planejamento, inclusive destruindo valores que se constituíam em verdadeiros pilares da sustentabilidade de governos, negócios e outros participantes. E quando este tipo de situação acontece é de fácil percepção o exercício de tentativas e erros, para reencontrar o caminho e a geração de resultados satisfatórios.

Entendo que três fatores estão no centro de gravidade para resolução: parcerias, colaboração e resgate de valores. Além das questões básicas da sustentabilidade, que precisam ser inseridos nas estratégias e por toda cadeia de valor das empresas e principalmente nas ações do governo. Realmente a situação requer olhares e ações responsáveis de todos, visto que, a fragilidade econômica mundial está inibindo os impulsionadores do desenvolvimento das economias e, bloqueando a dinâmica de mercado como um todo, que adota a precaução como medida de proteção.

Nas pesquisas que os analistas de mercado estão consolidando sobre desenvolvimento de novos talentos e necessidades de mão de obra especializada nos próximos cinco anos, a tabulação final mostra um déficit de cerca de 8,5 milhões de profissionais, isto no Brasil, o que equivale a população de alguns países, como por exemplo, a Áustria. É um alerta para  governos, empresas e instituições de ensino, que precisam dar uma tratativa responsável para esta sinalização. É tempo de agir.

Em plena era da Tecnologia da Informação, não podemos aceitar a negligências, falta de foco e estratégias ruins. O mercado competente usa a excelência em gestão, alinhando negócios, foco ajustado, organização e destreza na execução das estratégias. O planejamento inteligente não entra na moda de descarte de valores, muito pelo contrário, na maioria das vezes resgata valores, que contribuíram no melhor momento da organização.

Enfim, acabamos por encontrar um paradoxo: em meios turbulentos e com equilíbrios ameaçados, não necessariamente a resposta ao estímulo é a melhor opção. Se ás vezes devemos mesmo responder rápido e no rítimo do estímulo, na trincheira da turbulência, tende a ser mais importante agir a partir de um centro de gravidade interno á organização. Porém, a forma de ficar mais próximo desse centro de gravidade é definir a identidade organizacional de maneira adequada.

ROLL CALL: O propósito fundamental da empresa é criar valor econômico. Quando o rendimento é maior do que o custo de capital, cria-se valor. No entanto, muitas empresas confundem essa meta  com a de crescimento, que deve ser a secunda. Metas de crescimento podem destruir a estratégia. ”Nenhuma empresa quebra  por ser  lucrativa, e sim por querer crescer demais”. Autor: Michel Porter.

OVERVIEW:

O ambiente de negócios do mercado mundial fora do bloco europeu está bastante confuso em razão da forma de atuação dos países, que procuram o tempo todo protegerem suas economias de um possível contágio proveniente da crise européia. Este tipo de atitude somente compromete o desenvolvimento, visto que, a forma protecionista de fazer negócios atrofia os mecanismos legítimos de relações comerciais.

A presidente do Brasil, já deixou extremamente claro que vai trabalhar o fortalecimento do mercado interno como proteção para uma possível chegada da crise em nosso mercado, haja vista, o anuncio da realização dos investimentos do PAC até 2014, onde 74% dos investimentos  previstos para segunda fase no valor R$ 955 bilhões. O grande problema deste programa é que vez por outra é paralisado para apurar ações desonestas de elementos desprovidos de caráter, que  estão acostumados no fácil desvio do nosso dinheiro.

No âmbito de política econômica, estamos relativamente bem estruturados. As variáveis macro-econômicas não tem tido movimentos comprometedores, porém a taxa de juros que está sofrendo pequenos cortes e a inflação num patamar suportável, porém mantendo o viéz de alta, precisam de um controle rígido, além do câmbio que está caminhando de acordo com  o movimento senoidal do mercado.

Em uma tomada do cenário geral, podemos ver como positivo a recuperação gradativa dos EUA, o avanço das economias asiáticas. Ainda vejo a nossa economia muito longe de seu potencial na questão das relações comerciais internacionais, podendo aumentar a quantidade e a qualidade da cesta de produtos comercializados com os parceiros no mercado global.

Em resumo, todo cuidado é pouco com as repercussões oriundas da crise européia. O mercado caminha bem na medida do possível, e todos nós sabemos que a total recuperação da economia mundial, só virá quando a confiança estiver totalmente restabelecida.

Afirmo com toda coerência de Consultor de mercado, que o Brasil hoje é uma das economias com fundamentos econômicos mais equilibrados do mundo, e realmente é o que possui o menor grau de riscos para investidores de capitais de curto prazo e capitais fixos, isto porque, ostenta algumas condicionantes importantes como petróleo, áreas amplas de cultivos e uma população jovem e   de potencial consumo emergente, fatores relevantes que as maiores economias do mundo precisarão, principalmente a variável  alimentação.

No resumo das questões colocadas acima, reafirmo o grito de “Fique Alerta Brasil’’!

Reflexões:

“Criatividade é ver o que os outros não perceberam em algo que já existe”. Autor: Andrés Hatum, professor de Talento e Gestão da IAE Business School, da Universidad Austral de Buenos Aires, Argentina..

 

UP-GRADE:

“IDÉIAS QUE COLAM’’, Autor: CHIP E DAN HEATH, Professor de Comportamento Organizacional da Escola de Administração da Stanford University”, ed. Campus/Elsevier)

 

SINOPSE:

Todo mundo tem idéias a transmitir. De CEOs de grande empresas a mães que se dedicam à educação de seus filhos – um novo produto a ser lançado no mercado ou valores que está tentando ensinar a seus filhos. Mas é extremamente difícil influenciar e transformar a forma de agir e pensar das pessoas. Mas o que faz com que algumas idéias ‘peguem’ e outras não? Como aumentar as chances de ter idéias que valem a pena? Neste livro os educadores, Chip e Dan Heath, abordam questões intrigantes sobre o que faz uma idéia repercutir e, além disso, permanecer no imaginário das pessoas. Provocativo, esclarecedor e engraçado, este livro mostra os princípios essenciais de idéias vencedoras.

Uma boa semana!
Prof. Wolgano N. Messias
Doutorando em Sociologia Econômica
CEO do Instituto de Tecnologia Avançada em Gestão do ES – ITAG-ES

Consultor em Gestão e Membro do NUEAGEM ( Núcleo de Estudos Avançados em Gestão e Empreendedorismo da Faculdade Novo Milênio-VilaVelha-ES.)
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