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O EMPODERAMENTO (EMPOWERMENT) A SAÚDE E A SEGURANÇA – 26/07/2011
As doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho têm enorme impacto na produtividade e afetam o bem-estar social e econômico dos trabalhadores e suas famílias.
Trabalhadores no mundo inteiro se ferem e muitos morrem todos os anos devido a acidentes nos locais de trabalho.
Os trabalhadores têm o direito de saber quais os perigos e riscos potenciais de suas tarefas e locais de trabalho.
Deveriam participar ativamente no planejamento e tomada de decisões relacionadas à saúde ocupacional e a outros aspectos do trabalho por meio de mecanismos apropriados.
É importante, também, que os trabalhadores tenham o poder para melhorar suas condições de trabalho pelas suas próprias ações, devendo, para isto, receber todas as informações necessárias para enfrentar efetiva e ativamente os riscos de suas atividades e seus problemas de saúde ocupacional.
O Empoderamento (Empowerment) pode ser definido como uma ação social que promove a participação de pessoas, organizações e comunidades em ganhar controle sobre suas vidas, tanto no trabalho como na sociedade como um todo.
Mecanismos legais que levem o direito à informação e à melhoria das condições de trabalho são caminhos para se mudar esta situação.
Da mesma forma, programas educacionais contínuos visando ao Empoderamento (Empowerment), envolvendo todos os profissionais de SSO contribuem para a melhoria da qualidade de vida.
Empoderamento (Empowerment) se assenta em quatro bases principais:
- Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização.
Isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação.
- Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente.
Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance das metas.
- Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional.
Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.
- Liderança – proporcionar liderança na organização.
Isso significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.
O Empoderamento(Empowerment) não é algo fixo, mas funciona em um continuum que vai desde um baixo até um elevado grau de delegação de poder.
Quando esse grau é elevado, estamos diante de equipes de alto desempenho graças à excelência da sua dinâmica e aos resultados proporcionados.
Empoderamento(Empowerment) e Liderança
Quando falamos em Empoderamento(Empowerment) é impossível não o associarmos a liderança e cultura organizacional.
É extremamente difícil usarmos técnicas tão eficazes e valiosas como o empowerment se temos uma cultura organizacional baseada em tomadas de decisões centralizada.
É importante informar as organizações de que, delegando não há perda de poder ou liderança; pelo contrário, os processos ficam mais eficazes e os colaboradores se sentem mais úteis, fazendo parte diretamente das tomadas de decisão.
A orientação e motivação dos líderes para as vantagens do Empoderamento Empowerment) é um dos primeiros passos a dar, face aos receios sobre delegação de poderes e de restrição da sua função à própria delegação.
Um líder, além de delegar, tem a atribuição de criar mecanismos para que seu grupo ou equipe caminhe; proporcionar ferramentas necessárias à execução das atividades e a conclusão das tarefas e processos da sua empresa.
Requisitos do Empoderamento(Empowerment)
- Primeiro passo: Tolerância a Erros
- Segundo passo: Desenvolvendo a Confiança
- Terceiro passo: Visão
- Quarto passo: Fixação de Metas
- Quinto passo: Avaliação
- Sexto passo: Motivação
PROFISSIONAIS DE SSO COMO EDUCADORES PARA O EMPODERAMENTO (EMPOWERMENT)
A educação para o Empoderamento (Empowerment) é uma abordagem participativa para a aprendizagem, baseada em experiências da vida real.
Esta educação incorpora o diálogo entre profissionais de SSO e trabalhadores, e analisa criticamente a organização e as causas sistêmicas dos problemas de Saúde e Segurança no ambiente de trabalho.
De acordo com este conceito, a solução para os problemas de Saúde e Segurança Ocupacional nos ambientes de trabalho deveria partir dos próprios trabalhadores, por meio de participação democrática e ativa.
Nesse contexto, os profissionais de SSO possuem papel importante, pois ocupam uma posição estratégica nas empresas em geral que lhes permite entender a cultura de segurança e as atitudes dos trabalhadores.
A educação de trabalhadores em indústrias, de modo geral, tem sido baseada apenas na aquisição de competências, porém, em um cenário ideal, a mudança de comportamento não deveria ser o único objetivo.
A formação técnica do profissional de SSO, por outro lado, historicamente não contempla temas relacionados à prática educacional, constituindo obstáculo para projetos de educação para trabalhadores em geral.
Ressalta-se que a atuação dos profissionais de SSO é de extrema importância para promover a saúde e promover melhorias técnicas para o funcionamento adequado dos locais de trabalho.
Entretanto, os profissionais de SSO deveriam participar ativamente, também, das estratégias de promoção de saúde dos trabalhadores, com a finalidade principal de contribuir para melhor qualidade de vida no trabalho e, conseqüentemente, diminuir os custos sociais e individuais da produção de bens e serviços com qualidade assegurada.
A melhoria das condições de Saúde Ocupacional nos locais de trabalho é um desafio difícil, e não pode ser considerada como tarefa pontual dos profissionais de SSO que trabalham nesses estabelecimentos.
Some-se a isto o fato de que qualquer projeto educacional que vise ao
Empoderamento (Empowerment) normalmente é baseado no esforço de sindicatos e órgãos governamentais envolvidos em segurança do trabalho.
Os profissionais de SSO de modo geral, não apresentam formação suficiente para promover o Empoderamento (Empowerment) de maneira eficaz com os trabalhadores que comandam.
Entretanto, espera-se que a discussão sobre as mudanças nos paradigmas do papel dos profissionais de SSO como educadores, incluindo adequações curriculares nos cursos técnicos, possa contribuir para o início de um processo de mudanças.
Na promoção e Prevenção da Saúde e Segurança no Trabalho, precisamos de perder a mania de fazer todo o processo para os empregados.
Temos que fazer com eles!
Aumentar o empoderamento das pessoas para elas mesmas opinarem e participarem dos esforços para modificar os determinantes de sua saúde/doença é central na Promoção da Saúde e Segurança e isto vai de encontro a conceitos da OMS e OIT sobre o assunto.
Portanto, a Promoção e a Prevenção da Saúde e Segurança no Trabalho exige a participação dos trabalhadores, individualmente e de forma também organizada, para alcançar mudanças nos modelos de organização e gestão do trabalho.
Colocar os trabalhadores no centro da discussão sobre os riscos existentes em seu local de trabalho e a forma como os mesmos irão afetar a sua saúde.
Os empregados devem ser os atores e sujeitos principais na Promoção e Prevenção da sua saúde.
Sem empoderamento e participação, dos empregados serão apenas alvo, objeto ou mesmo colaboradores, quando deveriam ser atores, sujeitos das ações de melhoria das condições e dos ambientes de trabalho.
Fazer a Promoção e Prevenção da Saúde e Segurança no Trabalho “para os trabalhadores” é utopia e perda de tempo.
É preciso “fazer com os trabalhadores”.
Assim, os mesmos adiquirem autonomia e criticidade para decidir os meios mais lógicos e eficazes de Promoção e Prevenção da Saúde e Segurança no Trabalho
Sem esta condição, de nada adianta fazer SIPATs, diálogos de segurança ou palestras.
Muitos acidentes ocorrem porque os trabalhadores desconhecem os riscos de suas atividades e seus malefícios para a sua Saúde. Além disso, muitos estão com níveis elevados de stress, com excesso de demanda ou fazem uso abusivo do álcool.
Nestes casos, não bastam atividades educativas ou de sensibilização, mas programas integrados que envolvam gestão, participação e suporte aos trabalhadores.
A Promoção da Saúde que pode gerar mudanças concretas é aquela que empodera os trabalhadores, para que eles assumam o comando do processo transformador.
Os trabalhadores e os gestores de SSO devem comportar-se como agentes mobilizadores desse processo de empoderamento.
“A riqueza de uma empresa depende da saúde dos trabalhadores.”
Dra. Maria Neira, Diretora, Departamento de Saúde Pública e Ambiente,
Organização Mundial da Saúde
UMA SAUDÁVEL SEMANA!
DR. LUDMAR ACOSTA DE OLIVEIRA.
MÉDICO DO TRABALHO – ADMINISTRADOR HOSPITALAR