Gestão: “ A Ciência está reformatando a competitividade VI ”. – 30/11/2012

Kick-off: ”A Gestão pautada pela visão mecanicista que foi desenvolvida nos primórdios da revolução industrial, está com seus dias contados. As novas tecnologias estão ajudando as empresas a aumentar a eficiência e reduzir custos”. Wolgano N. Messias

O mercado da Tecnologia da informação mundial está em meio a uma verdadeira tempestade de inovação, e em particular em nosso país nos últimos 5 anos os avanços puderam ser sentidos de forma relevante em nosso produto interno bruto. As nossas empresas de Software visualizaram de forma acentuada a inteligência analítica, focando o aumento da eficiência e a redução de custos das organizações, com a contrapartida de uma visível revolução na área de infra-estrutura, entrando firme na resolução cloud computing.

Além dos novos produtos, as empresas de tecnologia estão no firme propósito de disponibilizar uma infinidade de serviços, visando à melhoria permanente e atualizada, contribuindo para que as respostas sejam mais rápidas e as análises mais concisas, ancorando os processos de decisões das organizações. É importante que as empresas brasileiras desenvolvam competências necessárias para avaliar com maior precisão a relevância da tecnologia da informação para seus negócios, visto que, atualmente cerca de 90% medem de forma deficiente os benefícios trazidos pelos recursos da tecnologia. Por exemplo, a tão corriqueira frase “ o “sistema caiu”, precisa ser banida do cotidiano de nossas empresas. Os nossos empresários precisam conhecer e utilizar com embasamento as portentosas ferramentas de gestão, visando minimizar a ocorrência citada acima.

O alto impacto da profissionalização do mercado mundial, não vai mais permitir ou eliminará as empresas que ainda estiverem insistindo na utilização de práticas e ferramentas ultrapassadas. O refinamento da qualidade e o crescimento da produtividade, só serão possíveis quando os empresários brasileiros desenvolverem a sabedoria na aplicação eficaz da tecnologia. É importante a absorção da real evidência “a tecnologia está reformatando o comportamento da humanidade”.

Enfim, para a ampliação da governança corporativa nos negócios, é imprescindível inteligência analítica e segurança, ou seja, gestão de processos, gestão do controle de documentação com digitalização, gestão da elaboração de projetos, gestão ambienta e interatividade com pessoas e mercados. “Logo, podemos afirmar que a reformatação da competitividade não poderá conviver com empresas que tenham o construto hipotético invertido”.

ROLL CALL:
“ A inovação é cada vez mais global, multidisciplinar, colaborativa e aberta. É resultado do ato de escutar e aprender com os outros para agregar valor ao diálogo. Contudo, para integrar essa modalidade de inovação estratégica corporativa, uma mudança de mentalidade é necessária: a valorização do conhecimento criado de maneira coletiva”.
Fonte: Livro Cérebro Global, autores: Satisch nambisan e mohanbir Sawhney.

OVERVIEW:

Estamos com todos os contextos disponíveis para falarmos da construção das matrizes dos cenários econômicos mundiais, pois já temos confirmado a reeleição do Barack Obama para presidente do EUA. Entendo que foi o melhor para renovação das esperanças de um mundo, onde está patente a necessidade de políticas e ações conciliatórias, notadamente entre americanos e chineses, nas questões de parcerias e na contribuição para amenizar a crise européia, que atinge a balança de negócios de todo mundo.

O silêncio com relação ao que realmente está acontecendo no mundo europeu continua preocupando todo mundo, pois é sabido que esta região está mergulhada em uma depressão profunda, onde países como Noruega, Suíça, Áustria e Alemanha, caminham com um bom desempenho, até quando é a grande questão. A verdade é que existe uma imensa dificuldade em encontrar sinergias entre as políticas adotadas por todos esses países. Um fator importante é que nenhuma delas vivenciou políticas de austeridade tão severas quanto as que estão sendo colocadas em prática na periferia européia. Entendo que é preciso coerência na dose da austeridade, porém é necessário disciplinar o uso do dinheiro público.

No Brasil, ainda continuo preocupado com as principais variáveis da economia: juros, inflação e cambio, visto que deverá sempre estar sobre olhares e análises coerentes e sem maracutaia, para não negligenciar o tripé que pode contribuir muito e/ou arruinar a estrutura de nossa economia. É preciso pouca conversa e muita ação na gestão. É fundamental que o governo resista à tentação de aumentar os gastos do setor público, visto que uma ótima performance neste quesito, facilita o repasse de melhorias para sociedade. A grande segurança que temos é que o nosso país começou um processo de moralidade em todas as áreas, embora ainda seja um ínfimo começo, é um sinal da chegada do momento de enfrentamento e punição dos autores de atos ilícitos.

A economia interna está bem, embora ainda exista um vasto caminho a ser percorrido em termos de crescimento, o consumo brasileiro está bastante distante dos limites a serem atingidos. No âmbito do mercado financeiro, desde a estabilização da economia nunca tivemos a oportunidade de conviver com cenários de juros tão baixos, que são traduzidos pelos investidores como um grande desafio.

Resumindo o cenário da economia mundial para 2012, não trará nenhum sobressalto e fechará com as matrizes que estão esquadrinhadas até o presente momento. Durante os próximos 5 anos, notadamente nos dois últimos, o mundo começará a auferir bons resultados, caso seja feito o dever de casa com o melhor uso de capital, principalmente o público e um perfeito fechamento de acordos entre países e blocos, que contemplem a sociedade global. É preciso também de uma grande internacionalização das economias mundiais, visando à dinâmica e um volume de negócios mais relevantes. Embora o mundo ainda esteja atravessando uma crise que afeta o crescimento econômico, consigo ver sinais positivos emitidos pela China, EUA e até mesmo de países europeus, indicando que há luz no final do túnel do conjunto da economia total.

N.R: Posso afirmar que o Brasil entrou definitivamente no radar de investidores mundiais. Bem melhor que isso, este capital que está chegando é de longo prazo, que quer vincular-se com profundas raízes ao crescimento esperado de nossa economia nos próximos anos.
No resumo das questões colocadas acima, reafirmo o grito de “Fique Alerta Brasil”.

REFLEXÃO:
“ “Para maioria dos homens, a experiência é como as luzes da popa de um barco: Ilumina apenas o caminho que ficou para trás “.
Autor: Samuel Taylor Colebridge (1772-1834), poeta francês.

UP-GRADE:

Livro: “ A Arte da Possibilidade”.
Autores: Rosamundstone Zander e Benjamin Zander.

SINOPSE:
“O livro apresenta um conjunto de práticas inovadoras de criatividade que podem ser aplicadas em qualquer realização humana. O texto mostra que a noção da possibilidade pode desempenhar papel fundamental em todos os aspectos da vida das pessoas. Através de histórias positivas, parábolas e anedotas inspiradas na experiência pessoal dos autores e de famosos heróis cotidianos, a obra traz uma abordagem diferente de vida que busca realizar pequenos e grandes sonhos. Os autores convidam o leitor a tornar-se comunicador, líder e realizador apaixonado, cuja vida possa irradiar novas possibilidades no mundo.”

Prof.Wolgano N. Messias
Mestre em Finanças Corporativa
CEO do Instituto de Tecnologia Avançada em Gestão do ES – ITAG-ES
Consultor em Gestão.
Tel.: (27) 3299-9588
Tel.: (27) 9962-4499
e-mail: wolgano@terra.com.br
Skype: wolgano
twitter: http://twitter.com/wolgano
MSN: wolganomessias@hotmail.com