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5ª parte Gerenciamento de Fadiga com Objetivo de Reduzir Acidentes – 05/07/2011
Monitoramento e revisão da eficácia dos controles adotados
As lideranças, juntamente com os trabalhadores, deverão fazer uma avaliação periódica da eficácia do plano de gerenciamento de fadiga, ao analisar os acidentes, incidentes, desvios ocorridos e/ou relatos dos trabalhadores.
A intenção é verificar se a estratégia determinada será mantida ou necessitará ajustes para garantir a sua eficácia.
O programa deverá ser revisado caso perceba-se que os acidentes não reduziram e que há, ainda, uma grande quantidade de desvios quer sejam registrados ou relatados pelos trabalhadores.
Também deverá ocorrer revisão se houver mudanças na unidade e que mostre indicativo que os riscos não estão controlados, por exemplo, alteração de regime de trabalho, paradas para manutenção com carga elevada de trabalho, viagens noturnas, etc.
Adicionalmente, serão feitas auditorias periódicas para garantir que a gestão sobre fadiga está sendo realizada adequadamente.
Considerações finais
Neste artigo, foram mostrados conceitos sobre fadiga e sugerido um modelo de gestão para permitir a eliminação, redução e/ou controle dos riscos.
Têm-se evidenciado que 70 a 80% dos acidentes na aviação civil e militar são causados por erro humano e que cerca de 90% dos acidentes de veículos estão também relacionados a falhas humanos.
Considera-se que o elemento humano, em particular a fadiga, tem forte contribuição para os acidentes marítimos.
Não se pode esquecer que o trabalho em turnos contribui para aumentar a fadiga e que muitas empresas trabalham em revezamento de turno.
Muitos acidentes foram causados por falta de entendimento do que estava ocorrendo, provocado em algumas situações por falta de treinamento e, em outras, devido à deficiência em responder a mudanças ocorridas no ambiente, julgamento deficiente, ou, ainda, raciocínios falhos.
Isso demonstra que o fator humano é peça fundamental para ser trabalhado na prevenção de acidentes, e a fadiga é um vetor principal nas falhas humanas.
Ter um gerenciamento de fadiga eficaz significará a redução de acidentes no ambiente de trabalho devido às falhas humanas.
O gerenciamento leva em consideração a aplicação de uma metodologia de identificação dos perigos e avaliação dos riscos.
Utilizando uma metodologia apropriada, certamente serão encontrados os pontos mais vulneráveis da unidade operacional em relação a fadiga, e medidas de controles serão adotadas para mitigar estes riscos.
É preciso levar em consideração que a equipe envolvida nestas avaliações deverá ter um bom conhecimento da área e da metodologia de análise.
Em adição, é fundamental haver um envolvimento profundo da liderança e dos empregados para o sucesso do programa.
UMA SAUDÁVEL SEMANA!
DR. LUDMAR ACOSTA DE OLIVEIRA.
MÉDICO DO TRABALHO – ADMINISTRADOR HOSPITALAR