INFORMAÇÃO NUTRICIONAL OBRIGATÓRIA – 05/07/2011

PROTEÍNAS

Proteínas são compostos formados por uma longa cadeia de aminoácidos, por isso mesmo de grande peso molecular, que precisa serem digeridas em suas unidades (aminoácidos) para serem absorvidas. O termo está no plural porque o número de proteínas é muito grande, assim como suas funções.
A absorção de moléculas inteiras de proteína ocorre apenas em mamíferos recém-nascidos, quando imunoglobulinas presentes no leite podem ser absorvidas como tal, com a finalidade de oferecerem proteção imunológica. Por isso a importância da amamentação logo nas primeiras horas após o nascimento.
A qualidade de uma proteína é determinada pela composição equilibrada de aminoácidos essenciais (assim chamados por não serem sintetizados pelo organismo animal, e portanto de presença obrigatória na dieta) em relação às necessidades de uma determinada espécie, categoria (idade ou produção) e sua digestibilidade.
São conhecidos dez  aminoácidos essenciais: alanina, fenilalanina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina treonina , triptofano e valina. Por causa da sua inter-relação com a metionina a cistina e a cisteína pode também assim serem relacionados.
Como as proteínas tem composição variada de aminoácidos, o organismo é melhor atendido por um conjunto de proteínas do que por uma única.
No organismo elas estão presentes em todos os tecidos.
No pelo, na pele, nos órgãos internos (coração, pulmão, fígado, rins, estômago e intestinos, cérebro, útero, gonadas e glândulas. No sangue e no osso. Enfim, em todo o organismo.
Além de serem constituinte obrigatório dos diversos tecidos, são também responsáveis pela reação imunológica oferecendo proteção contra doenças, além de atuarem de forma decisiva nos mais diversos processos digestivos e metabólicos, pois as enzimas são proteínas.
Mas, a mais nobre função está relacionada à própria existência da vida , já que a reprodução celular ocorre por comando de duas proteínas: Ácido Ribonucleico (RNA) e o mais importante, o Ácido Desoxirribonucleico (DNA).
Portanto, de origem animal, vegetal, unicelular (fungos e bactérias) ou mesmo sintéticas, a verdade é que as proteínas são fundamentais e necessárias para a multiplicação, desenvolvimento e crescimento do ser humano.

Prof. Dr. Francisco Carlos Donatti,
Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos,
Professor do Departamento de Nutrição Animal e Pastagem da UFRRJ.