Saúde e Segurança: Investimento que traz resultados – 21/03/2012

Considerando que o maior ativo das empresas são as pessoas que trabalham nas mesmas, empregados e gestores estão cada vez mais conscientes sobre a importância da preservação da saúde e da integridade física na realização das atividades profissionais.

Investir em saúde e segurança do trabalhador significa reduzir custos e proporcionar ao empregado melhores condições de vida e de trabalho, refletindo tanto em sua produtividade, quanto nos resultados da empresa.

Ações direcionadas para a proteção dos trabalhadores, fomentadas por sindicatos, governos e organizações não-governamentais tornam clara a necessidade de as empresas controlarem as questões laborais que podem afetar a segurança e a saúde dos trabalhadores.

 

Portanto, a cada dia fica mais evidente a necessidade de estabelecer melhores formas de controle sobre os riscos associados ao trabalho, analisando os prejuízos diretos e indiretos (medicamentos, multas, afastamentos, ações judiciais etc.) causados aos trabalhadores, famílias, comunidades, empresas e governos.
O Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional é mais uma ferramenta gerencial que tem obtido excelentes resultados e tem tornado mais competitivas as empresas que estão apostando na implantação destes sistemas.
À medida que os riscos são diagnosticados no meio corporativo, as empresas implantam metodologias para alcançar um alto desempenho em segurança e saúde no trabalho, agindo para controlar os riscos de acidentes e doenças e aumentando os efeitos benéficos de suas atividades, produtos e serviços, com a conseqüente melhoria dos resultados globais da própria empresa.

O assunto é de vital importância para a permanência da empresa no mercado daí, a implantação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSS) será um diferencial para as empresas.

Qualquer empresa legitimamente registrada de acordo com a legislação vigente pode e deve implantar o SGSS, a partir de um mínimo de organização e dos investimentos requeridos, independentemente do porte da empresa.

Em sua base, o SGSS utiliza o método PDCA, sigla formada pelas iniciais de quatro verbos, em inglês, que significam Planejar / Executar / Verificar / Agir.

A partir desse método, o SGSS estabelece uma série de requisitos que buscam contemplar todos os pontos necessários para eliminar ou minimizar riscos aos empregados e outras partes interessadas que podem ser expostas a riscos associados em suas atividades.

A segurança no local de trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando, assim, as relações humanas no ambiente de trabalho.

Quando uma empresa decide implantar o SGSS, ela leva em conta a necessidade de redução dos acidentes e das doenças ocupacionais em seu ambiente de trabalho e em seus processos produtivos, o que proporciona uma relação direta com a redução de custos do negócio.

Além disso, a certificação leva a empresa a uma aderência maior ao cumprimento da legislação em vigor, o que pode causar uma redução nas notificações e multas realizadas por órgãos fiscalizadores.

Com a implantação do SGSS, é possível identificar a melhoria contínua nas condições de trabalho, tanto nos aspectos físicos e materiais, quanto nos aspectos psicológicos dos empregados, possibilitando uma atividade laboral com mais qualidade, lembrando que para serem implantados os requisitos do Sistema há a necessidade de alterar atitudes negativas e procedimentos enraizados na empresa.

A empresa reage para diminuir passivos e custos, caminhando para a normalidade.

 

Num estágio mais avançado, após a implantação e conquistar níveis excelentes de saúde e segurança no trabalho, pode-se usar o Sistema como um instrumento de diferenciação no mercado, pois agindo de forma pró-ativa, aumenta seus resultados e, em conseqüência, conquista melhores posicionamentos de mercado.

 

A preocupação com a qualidade de vida no trabalho deve ser parte da rotina das empresas e deve ter o objetivo de proporcionar aos seus empregados o senso crítico de enxergarem os problemas antes que eles aconteçam e com isso, evitar perdas, afastamentos e incapacidades para o trabalho.

 

Um Sistema de Gestão de Saúde e de Segurança no Trabalho é pertinente e relevante para a continuidade do desenvolvimento das atividades de forma consciente e segura, que, além do cumprimento da legislação, é uma ferramenta que orienta, aperfeiçoa e se aproxima do motivo principal, que é a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

 

A melhoria contínua deve ser uma meta em todas as organizações.
O SGSS tem como norma básica a OHSAS 18001:2007, que vai além da preocupação com riscos ocupacionais, abrangendo também a saúde do trabalhador.

A metodologia deve ter o objetivo de aprimorar o conjunto de atividades, processos e métodos relacionados à gestão da segurança e saúde ocupacionais da empresa, com o propósito de desenvolver e qualificar o fornecimento de bens e serviços

 

A OHSAS 1800:2007 permite às empresas gerenciarem seus riscos, para melhoria das condições de segurança e saúde nos seus ambientes de trabalho, conduzindo a um processo de melhoria contínua dos resultados empresariais.

 

São abertos novos horizontes para a empresa quando ela opta por investir na área da segurança do trabalhador.

Ao criar a certificação SGSS, e empresa traz a todos o conhecimento de que a melhor maneira de reduzir gastos em uma empresa é investindo na prevenção de acidentes.

A certificação assegura a mudança da idéia errônea de que os investimentos em SSO devem ser diminuídos.

O SGSS leva a empresa a se organizar de modo a entender a importância de cuidar do seu capital humano e, a saber, que investir em seus empregados é apostar no crescimento da empresa, obtendo resultados menos onerosos e mais positivos.

Muito mais do que uma certificação, o SGSS é uma ferramenta de resultados, pois reduz riscos e aumenta a produtividade da organização.

Em síntese, significa uma decisão acertada da empresa rumo à maturidade e à qualidade de vida dos empregados.

Trata-se, portanto, uma iniciativa que possibilita o sucesso da empresa.

Por tudo isso, o investimento na melhoria das condições de saúde e segurança do trabalhador propicia reflexos em várias vertentes, sendo elas:

Adequar os pagamentos dos adicionais de insalubridade e periculosidade,
Prevenir ações trabalhistas e cíveis;
Diminuir Taxa do seguro de acidente do trabalho;
Alcançar benefícios indiretos como:

  • Qualidade de vida no ambiente de trabalho;
  • Aumento do rendimento;
  • E principalmente satisfação da necessidade básica de segurança.

UMA SAUDÁVEL SEMANA!

DR. LUDMAR ACOSTA DE OLIVEIRA.

MÉDICO DO TRABALHO – ADMINISTRADOR HOSPITALAR