Gestão: Desafio: “Um aprendizado para o mundo Corporativo.”

Kickoff: “As empresas precisarão cada vez mais fomentar em seus espaços Corporativo a convivência produtiva entre pessoas de formações distintas, visando alcançarem à inovação através do apoio as novas idéias.” Wolgano Messias”

 

O novo perfil inovador do mercado mundial está promovendo verdadeira revolução em várias regiões do mundo, entendo que realmente as razões de crises e movimentos, onde os primeiros sinais nascem na sociedade, que precisam ser interpretados pelos estudiosos, executivos empresários e governantes. Na verdade a cultura de levar na flauta acabou, a paciência dos que consomem e dos que precisam entrar na pirâmide do consumo chegou ao limite máximo da tolerância, agora é mudar ou mudar, pois este momento requer criatividade e inovação para atender variadas situações de mercado.

Este movimento ao redor do mundo que está clamando por liberdade, com certeza é uma nascente maravilhosa de uma nova sociedade, que emerge fora das questões de interesse econômico, sofrida e que resolveu participar desse novo mercado de alta competitividade, que necessitará de novos entrantes e recursos para lubrificar e fortalecer os grandes negócios. É claro que todos sabem que as empresas deverão ter a sabedoria e direção suficientes para explorar este novo momento  de Riscos e oportunidades ao analisarem negócios e novos parceiros.

Em todos os nossos estudos e publicações, principalmente no ano passado, vínhamos adiantando que esta nova range do mercado traria mudanças profundas em todos os sentidos, onde nenhum país, empresas e governos, ficariam de fora, é claro guardando suas devidas proproções e poder econômico, aliados a uma excelente Gestão. Temos que estar certos de que este é apenas a ponta de um iceberg muito grande e de longo alcance global, e que veio para ficar. Cito sempre o exemplo da China, que adiantamos também, que este ano ultrapassaria o Japão, ocupando o segundo lugar no ranking do Pib mundial.

Os negócios devem tomar como exemplo este movimento, e de uma vez por toda, eliminar de seus ambientes internos posturas  e atitudes de líderes ditadores. O espaço nas organizações deverão ser abertos  e extremamente contributivos para novas idéias verticais e horizontais, fomentando o novo. Entendo que esta nova modelagem da competitividade mundial, mostra a força da sociedade que revoluciona, muda, transforma e exclui pessoas, produtos e serviços, que não fazem nada de novo, e são defensores de seus próprios interesses sempre, utilizando-se de artifícios perversos e improdutivos. Estou falando de um novo ambiente econômico, social e político, que por certo encurtará o caminha de muitas pessoas que sobrevivem com este propósito. Resta aos negócios, à preservação e contratação de excelentes profissionais, se é que pretendem participarem desse novo jogo. Como professor, consultor e formador de opinião, aconselho as empresas, Governos, profissionais e estudantes, que procurem o aprofundamento nos reais benefícios da excelência em Gestão, buscando na Filosofia e História, ao longo do tempo, e verão que não foram muito diferentes das situações que estamos vivenciando agora.

Enfim, tentei no decorrer deste artigo fazer uma correlação dos acontecimentos ao redor do mundo, com as mudanças que o mundo corporativo irá enfrentar neste novo redesenho do mapa de posicionamento das nações mundiais, com grande pressão e cobrança da sociedade, e fiquem certos, nós não ficaremos fora disso.

Overview:

 O mundo assiste perplexo as mudanças e os movimentos que estão acontecendo ao redor do mundo, dando sinais de que os fundamentos apontam para mudanças maiores no mercado Global e nas políticas Governamentais, ou seja, não para por aí. Do ponto de vista econômico e social, era previsível, esta é uma condicionante do mundo moderno.

Entendo que como ensinamento, é um excelente aprendizado para a humanidade, que passa a olhar ao longo da História e valorizá-la, visualizando episódios que já aconteceram em outras épocas. Sabemos que existem países fomentadores, com uma liderança definida, que estão alimentando e contribuindo para que os movimentos prosperem para que possam participar mais das riquezas, principalmente a originada do petróleo. É claro, no fundo toda humanidade está acompanhando com a esperança de que os benefícios maiores sejam sociais, e que os lobos que estão com as garras afiadas, estejam preocupados com este aspecto também.

Nos quesitos alimentos e Petróleo, o nosso país está bem posicionado, pois possui capacidade para caminhar bem nas duas vertentes, conseguindo reconhecimento e prestígio em âmbito mundial. É somente uma questão de tempo, negociação e Gestão de nossos recursos.

De resto, a nossa economia vai bem, ressalto somente o potencial surto inflacionário, que necessita de ações pontuais e responsáveis, pelo menos estou percebendo algumas boas ações do novo governo. Em nível mundial, neste momento, não existe nenhuma variável que possa reverter o quadro de estabilidade atual.      

No resumo das questões colocadas acima, reafirmamos o grito de “Fique Alerta Brasil!”

“Reflexões: `O que nos alimenta nos consome Sherry Turkle, professora de Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia do Massachutts Institute Technology”.

Sugestão Para Leitura: “O Homem Mais Rico da Babilônia.”

Sinopse: “O livro faz uso de parábolas baseadas na antiga Babilônia para ilustrar importantes conceitos de educação financeira e de negociação. Os textos foram escritos nas décadas de 30, 40 e 50 e, ainda assim, o livro aparece constantemente na lista dos mais vendidos. Esse fato impressiona e prova que ainda existem pessoas descrentes da necessidade de exercitar um planejamento financeiro adequado. Clason usa diálogos simples, em histórias envolventes, para demonstrar como pessoas comuns foram capazes de erguer uma das mais ricas civilizações da Terra.”

Uma boa semana!
Prof. Wolgano N. Messias
Doutorando em Sociologia Econômica
CEO do Instituto de Tecnologia Avançada em Gestão do ES – ITAG-ES

Consultor em Gestão
Tel.: (27) 3299-9588
Tel.: (27) 9962-4499
e-mail: wolgano@terra.com.br

Skype: wolgano

twitter: http://twitter.com/wolgano

twitter: http://twitter.com/kiefer

MSN: wolganomessias@hotmail.com