Plano de Vôo 2013 – 30/01/2013

 

 

 

 

por, Maria Rita Sales Régis

Email: escritoramariarita@gmail.com

Lattes:http//lattes.cnpq.br/0010598355435297

http://www.facebook.com/#!/maria.r.sales

http://www.escritoramariarita.com.br/


Em respeito a nossa cultura, compartilho este texto apenas em Fevereiro por ter aprendido que nosso Ano novo de fato começa após o carnaval. Este ano retomei minha atividade profissional aos sete dias de Janeiro, mas ainda em dezembro pude olhar o que construí em 2012 e confesso a vocês que fiquei bem satisfeita. Vamos ao que interessa!

Mais uma etapa finalizada, e não por que finalizei, mas a própria natureza dá seu tom imperioso e fecha um ciclo, obrigando-nos a resetar a vida, reiniciando nosso sistema operacional.

O que desejei fazer, o que fiz e o que desejo alcançar daqui por diante?

Hora do balanço, do fechamento de todas as planilhas: afetiva, profissional, familiar, social, bancária, patrimonial, ganhos, desperdícios, perdas, além das marcas deixadas na mente, no corpo e no coração. Boas ou danosas, tênues ou impactantes, elas estarão lá, presentes sem que possa deixá-las em um quarto escuro chamado “eu”.

Raras são as pessoas que estão verdadeiramente contentes com seus projetos de vida, queixando-se das frustrações de seus mais caros sonhos. Muitas pessoas se perguntam: Por que não consigo realizar meus sonhos? Por que não consigo alcançar o sucesso pessoal e profissional?

Na verdade, podemos dizer que a vida se assemelha a uma enorme curva em U e enquanto estamos na curva não conseguimos decifrar o que virá adiante, por isso precisamos ter cautela, zelo de planejarmos o ritmo, a força que precisaremos investir, focando o objetivo final que é a chegada ao destino estabelecido.

Focar no que se quer e determinar como fazer o percurso  é de suma importância para alcançarmos a chegada, os resultados esperados.

Todo este mover requer maturidade e que tem é este chamado maturidade? Bem… é  quando a pessoa está mentalmente, emocionalmente PRONTA para o que se apresenta, o porvir. Assim conseguimos fazer da vida algo mais simples e proveitoso.

Hoje escuto muitas pessoas darem ênfase a sentir, pensar, afirmar que a ansiedade é a principal parceira da vida deles, e que tem, portanto total domínio da consciência e dos processos psicológicos, o que é altamente danoso, porque para se conseguir algo, há que se desenvolver e praticar paciência. Sem essa qualidade quase ou nada conseguimos construir.

Alem da paciência, precisamos da resiliência e da origem de tudo: o desejo!

Como a vida é dinâmica e transitória, nosso desejo precisa ser sólido para superarmos todos os obstáculos que surgem.

Deixar claro o que se quer é um dos fatores principais para a conquista do que desejamos.

São inúmeras as armadilhas no percurso e estas não nos permitem completar o percurso.

Lembrar-se que atrás do EU NÃO CONSIGO, sempre existe um EU NÃO QUERO. Aqui uma importante parada para refletirmos PORQUE não queremos…

Colocar no bagageiro talento, vocação e persistência, deixando fora à procrastinação (deixar para depois), ajuda e muito para o melhor desempenho na viagem.

Decida-se a partir JÁ. Por que adiar sua realização, sua paz, sua alegria e felicidade? O samba que sugere deixar a vida nos levar só é interessante na letra. Nas nossas vidas é importante desejar, sonhar, estabelecer e prosseguir focado, tendo o domínio da direção das nossas vidas.

Aí sim, podemos comemorar cada ciclo, cada etapa conquistada. A paz, o bem estar, a sensação de dever cumprido e os resultados financeiros, todos não passam de efeitos colaterais do nosso esforço empreendido.