Por que ter indicadores? – 03/12/2012

Resumo:
Muitas organizações planejam bem as suas estratégias, que depois não são realizadas a contento, e muitas nem saem do papel.
Não existem indicadores!
Precisamos medir efetivamente os resultados, para assim poder premiar a eficiência.
Não se gerencia o que não se mede. Tudo o que não é medido não é gerenciado.

Palavras Chave: Saúde Ocupacional – Administração em Saúde

Por que Ter Indicadores?
Primeiro Deming afirmou que não se gerencia o que não se mede.
Depois Kaplan melhorou e afirmou que tudo o que não é medido não é gerenciado.
Acontece que planejar é relativamente fácil, executar não é nem um pouquinho.
É neste contexto que temos que pensar a gestão do desempenho, como condição de aumentar as chances de sucesso.
E, para uma boa Gestão do Desempenho, precisamos de Indicadores!
Muitas organizações planejam bem as suas estratégias, que depois não são realizadas a contento, e muitas nem saem do papel.
Não existem indicadores!
Precisamos medir efetivamente os resultados, para assim poder premiar a eficiência.
O que são indicadores?

São Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho.

Os Indicadores necessitam da definição do que medir e o padrão de referência de comparação.

O que medir?
“Medimos para que possamos monitorar, controlar e aperfeiçoar o desempenho do sistema em todos os três níveis.” (Geary A Rummler)

E quais são estes três níveis para os quais devemos direcionar os indicadores para medir o nível de desempenho?
São os seguintes:
 A Organização
 O Processo
 Trabalho/Executor

A partir dos indicadores, podemos definir índices e, a partir destes, estabelecer padrões e metas.
 Índice: é o valor numérico do indicador num determinado momento.

 Padrão: é um índice arbitrado ou convencionado como referência de comparação para o indicador.

 Meta: é o índice desejado para o indicador a ser alcançado por um processo num determinado período de tempo.

Tipos de Indicadores
 Indicadores de Eficiência
 Indicadores de Eficácia
 Indicadores de Capacidade
 Indicadores de Produtividade
 Indicadores de Qualidade
 Indicadores de Lucratividade
 Indicadores de Rentabilidade
 Indicadores de Competitividade
 Indicadores de Efetividade
 Indicadores de Valor

Precisamos estar atentos, pois os Indicadores têm suas Limitações.

Um indicador não diz o que fazer para melhorar, ele apenas oferece relações numéricas que refletem a situação atual.

E só depois que conseguirmos gerir o desempenho com foco no reconhecimento do mérito e na premiação da eficiência vamos inverter o vetor de nivelamento por baixo que acomete a maioria das organizações.

Faz muito tempo, mas o Drucker sempre insistiu que devemos premiar e reconhecer a eficiência como forma de não premiar a incompetência.

UMA SAUDÁVEL SEMANA!

DR. LUDMAR ACOSTA DE OLIVEIRA.

MÉDICO DO TRABALHO – ADMINISTRADOR HOSPITALAR