Moda: “Onde tudo começou!”

Moda: onde e como tudo começou

Hoje, podemos afirmar que moda não é apenas o simples fato de vestir uma roupa, ela envolve linguagem, opiniões, comportamento e diversas escolhas.

Ao viajarmos pelo tempo, descobriremos que há indícios da moda desde a Pré-História (há relatos de que agulhas feitas de marfim, usadas para costurar pedaços de couro, foram encontradas há 40.000 a.C. e, até evidências de que o tear foi inventado há cerca de 9.000 a.C.), onde, nessa época, a roupa tinha apenas o objetivo de proteger contra o frio ou até mesmo por pudor, passando pelas primeiras civilizações do Oriente Próximo, pelas civilizações da Grécia e Roma (Antiguidade clássica) até chegar à Europa Ocidental, da Idade Média aos dias atuais.

O desenvolvimento da moda se dá em decorrência de processos históricos que se estabelecem no final da Idade Média e início da Renascença, por volta de 1.350 d.C., onde, a partir daí, em cada mudança relacionada com os aspectos sociais e culturais de cada período da história, a moda também foi mudando.

No século XVIII, ocorreram transformações determinantes para o desenvolvimento da moda, como por exemplo, a Revolução Francesa. Ela acabou com a divisão rígida da sociedade entre Clero, Nobres e Plebeus e, com o sistema de governo regido pelo Monarca com privilégios restritos à nobreza. Com isso, a burguesia conquistou uma forma de governo participativa, garantindo seus interesses de desenvolvimento e prosperidade. Nessa época, a moda francesa de luxo e ostentação não era mais admirada e sim a moda dos ingleses, que era uma versão menos exuberante. Era a Inglaterra que influenciava a moda e não mais a França. A Revolução Francesa acabou com o uso exclusivo das roupas, onde, por séculos, determinava-se o que as pessoas (os não nobres) poderiam ou não vestir.

Portanto, toda a relação de uma sociedade com a moda foi mudada.

Com o desenvolvimento das cidades e o contato entre diferentes regiões, aumentou a quantidade de pessoas com dinheiro, gerando a idéia de realização pessoal e, com isso, criou-se um dos pontos mais importantes da história da moda: o Individualismo.

O Ser Humano passou a ter mais confiança no seu poder de mudança e decisão iniciando assim o desenvolvimento da sociedade moderna.

E é neste contexto que a moda se inicia. As pessoas passaram a ter orgulho de ostentar uma vestimenta que refletisse seu novo modo de ser e de pensar, dando valorização às novidades e mudanças.

Então, a moda é isso.

É novidade!

É mudança!

E por falar em mudança… Por que a moda sempre muda?

 

Gabriela Designer de Moda